A busca por uma palheta que forneça exatamente aquilo que dela esperamos deve ser constante! Uma boa prática e acima de tudo um bom passatempo é fabricar nossas próprias palhetas utilizando os mais diversos materiais em busca do nosso ideal!

Esta prática nos leva a pesquisar os mais diversos tipos de materiais e a partir deles, produzir os mais diversos tipos de palhetas que atendam a algumas especificações nossas, particulares, principalmente no que dizem respeito a:

E o que é preciso para iniciarmos esta atividade tão gostosa e divertida? Muito Pouco!

Basicamente, trabalho com apenas duas ferramentas: uma serra tico-tico pequena e uma ferramenta rotativa tipo Mini Drill. Além disso, algumas folhas de lixa de diversas espessuras e uma boa dose de bom senso na busca e na escolha dos materiais são sempre bem-vindas!!!

 

Agora, vamos a algumas dicas de materiais que já utilizei e vamos dar uma olhada nas palhetas que deles resultaram!

 

Palhetas de Chifre de Boi

O chifre de boi é um material que resulta em excelentes palhetas!!! Consegui várias lascas de chifre de boi com um pequeno artesão em uma cidade do interior de São Paulo que fabricava alguns artefatos com esse material. Trabalhando essas lascas, resultaram palhetas excelentes, bonitas, muito duráveis e que, por sua vez, possuem pouca flexibilidade. A foto abaixo mostra quatro exemplos de palhetas feitas de chifre de boi!

 

Palhetas de Madeira

Palhetas de madeira já são bem conhecidas! São produzidas por alguns fabricantes de forma artesanal e adotadas por muitos músicos profissionais. No entanto, é gostoso sair em busca de tipos diferentes de madeira para fabricar nossas palhetas. Para mim, as madeiras mais duras produzem palhetas melhores e podem ser feitas mais finas. A foto abaixo mostra quatro palhetas de madeira, as duas de cima, feitas de Pau-Brasil e as duas de baixo, uma de mogno e a outra, mais clara, de cerejeira.

Em especial, as de Pau-Brasil mostraram-se excelentes! Sabem onde consegui a matéria prima? Em uma loja de artefatos de cozinha! Essas palhetas de Pau-Brasil foram feitas a partir de duas... espátulas para pegar patê!!!

E dessa mesma loja, a partir de uma pá para mexer comida, vieram essas palhetas mostradas na foto abaixo e feitas de... Bambu!

 

Palhetas de Casca de Coco

Estas palhetas manufaturadas a partir de casca de coco mostraram-se também muito boas e bonitas! O principal problema em manufaturar essas palhetas é achar justamente um pedaço de casca de coco que não seja muito curvado. A partir daí, é trabalhar o formato, a espessura e a curvatura do material. A foto a seguir mostra duas delas.

 

Palhetas de Ágata

Bem, essas não foram feitas por mim, mas sim, fabricadas sob encomenda por um artesão que trabalha este material. Além da ágata, qualquer outra pedra do tipo vitrificada, tais como ametista, quartzo, etc. podem ser utilizadas. Embora sejam muito bonitas, particularmente não gosto muito deste tipo de palheta, pois as mesmas têm que ser mais grossas do que o convencional, mesmo comparando-se a uma palheta Extra Heavy. Ah, e não se pode deixar cair no chão!!! A foto abaixo mostra duas destas palhetas.

 

Palhetas de Plástico de Cartões

Os plásticos utilizados em cartões de créditos resultam em palhetas muito boas, flexíveis, duráveis e até bonitas, se fizermos um corte adequado. É um dos materiais mais fáceis de manipular que já trabalhei. Veja abaixo alguns exemplos de palhetas feitas em formatos diferentes a partir de cartões plásticos.

 

Palhetas de Moedas

As palhetas de metal são excelentes e não flexíveis. Existem palhetas comerciais feitas principalmente de aço inoxidável, cobre e alumínio anodizado duro.

As moedas, por sua vez, são um material fácil de se manipular com a utilização da ferramenta rotativa. O som que delas resulta é bastante particular e possui um timbre, diríamos... "meio metálico"!!! Um artista famoso por utilizar uma moeda como palheta em suas performances é Brian May (Queen), que sempre utilizou para tocar, uma moeda de Six Pence. A foto abaixo mostra um exemplo de palheta feita a partir de uma moeda. Esta, em particular, foi doada por um amigo!

 

Como se pode observar, existem muitos materiais que podem ser transformados em palhetas - alguns melhores, outros piores - porém, a busca e a "higiene mental" que se experimenta ao colher materiais e depois fabricar as palhetas é muito legal!

Existem muitos materiais ainda que pretendo testar na fabricação de palhetas! Assim que tiver produzido mais algumas interessantes, disponibilizarei aqui neste espaço!

Obrigado por sua visita a esta página! Você já visitou o Pic-Dic, o "Dicionário de Palhetas"? Lá você encontrará muitas informações bastante interessantes sobre o mundo das palhetas e de uma forma ilustrada com muitas fotos!!! Para retornar à página principal ou visitar o Pic-Dic utilize os links abaixo.

 

<VOLTAR>          <Pic-Dic>